Uma empresa, detida a 50% pelo grupo, está a iniciar em Balmoral, Espanha, a construção de uma unidade para produção de ovos de incubação, um investimento de 22 milhões de euros que deverá entrar em funcionamento pleno no final de 2018.
O administrador José António Santos disse à agência Lusa que a unidade vai estar dotada de todas as secções para produção de ovos de incubação, que deverão empregar cerca de 60 trabalhadores.
A unidade vai ter capacidade para produzir 35 milhões de ovos de incubação por ano, destinados a abastecer apenas o mercado espanhol.
Em Portugal, o grupo empresarial inaugurou esta terça-feira, 6 de Dezembro, no Bombarral uma unidade de ovos de incubação, com um investimento de um milhão de euros.
"Já não tínhamos capacidade de resposta para o que os clientes pedem", justificou o empresário.
A unidade, que entrou em funcionamento há cinco meses na freguesia da Roliça, vem não só "aumentar a capacidade de produção", mas também "dar resposta em termos tecnológicos" para o grupo conseguir exportar ovos do dia, garantindo assim a máxima fertilidade dos embriões, explicou José António dos Santos.
A unidade está dotada das secções de embalamento e marcação, onde trabalham cerca de oito pessoas.
O grupo produz por ano 100 milhões de ovos de incubação, dos quais cerca de 60 milhões são exportados.
Com o novo investimento em Portugal, estima aumentar produção em 30% já este ano e 50% nos próximos.
O Grupo Valouro ocupa o sétimo lugar da produção avícola europeia.
Factura por ano mais de 300 milhões de euros e emprega 2.500 trabalhadores em 36 empresas, grande parte das quais ligadas à indústria de rações para animais, produção e reprodução de aves, abate e transformação de aves, distribuição e comércio.